sexta-feira, 23 de abril de 2010

Eleições 2010

Já foi dada a largada pras eleições deste ano, embora não oficialmente.

Dilma era a candidata natural do governo, e Serra enrolou pra confirmar o que todos já sabiam, que ele se candidataria a presidente. Há quem pensasse que Aécio fosse se candidatar, ou então aceitasse o cargo de vice. Pura ilusão, ou só se ele fosse muito burro, o que não é.

Pelo que as pesquisas mostram, Serra seria eleito presidente. E há mesmo quem ache que ele vai ganhar. Pois bem, que fique claro: Serra jamais vencerá. Sem chance. Nem que os pólos magnéticos da Terra se invertam. Ok, talvez se houver um grande escândalo no governo que derrube a popularidade de Lula e envolva Dilma de forma comprometedora. Isso, aliado a uma campanha desastrosa do PT, o que é de se duvidar.

O motivo dessa certeza é simples. Por mais incrível que pareça, muitos ainda não sabem que Dilma é a candidata de Lula. Alguns sequer a conhecem. A pesquisa do Datafolha de 15 e 16 de abril confirma essa tese.

Como é possível ver na imagem abaixo:

89% dos entrevistados conhecem Dilma. Serra, 97%.
Apenas 16% conhecem muito bem Dilma. Serra, 34%.
39% só conhecem Dilma de ouvir falar. Serra, 29%.
E 11% nunca ouviram falar de Dilma. Serra, apenas 3%.


A pergunta seguinte mostra que apenas 61% dos entrevistados sabiam que Dilma é a candidata que Lula apoia. Alguns erraram, e outros 28% disseram que não sabiam.


Finalmente, 38% dos entrevistados disseram que votariam com certeza no candidato apoiado por Lula. 27%, talvez. 3% deram outras respostas e 5% não souberam dizer.


Pesquisas refletem a opinião do momento, que pode variar muito para cima e para baixo. No entanto, é de se esperar que dos 28% que não conhecem Dilma, a grande maioria é das classes mais baixas, base do eleitorado de Lula. Quando a campanha começar e Dilma se tornar mais conhecida, é natural que suba bastante nas pesquisas.

Independente disso, Dilma já teria, em tese, 38% dos votos garantidos. E se metade dos 27% que talvez votassem no candidato de Lula decidissem por Dilma, ela teria, no mínimo, 51% dos votos. Ou seja: Dilma presidente, e eleita em 1º turno.

Portanto, menos de 6 meses antes das eleições, este blog faz sua previsão: Dilma será eleita presidente. Talvez, no 1º turno. A ocorrência de 2º turno, contudo, não dependerá do sucesso de Serra. Ele já é conhecido por ter sido candidato antes, atingindo seu limite de intenção de votos, já que não possui nada a oferecer de novo. Tudo dependerá do desempenho de outros candidatos: Ciro Gomes (se conseguir vencer as pressões de Lula e seu partido para se candidatar), mas principalmente Marina Silva, que pode surpreender.

(Imagens retiradas do Blog do Fernando Rodrigues)

Um comentário:

  1. Também acho que a Dilma leva, até pq, com a popularidade do Lula batendo recorde, fica meio óbvio.

    Aliás, votarei na Dilma.

    *serei apedrejado depois disso*

    ResponderExcluir