sábado, 22 de janeiro de 2011

Presidenta Dilma

O blog entrou em longas férias, verdade, mas não morreu não. O ano inicia-se com uma nova Presidente, Dilma Rousseff, eleita com 56,05% dos votos. Esperava-se que fosse ganhar no 1º turno, mas como previsto aqui muito antes das eleições, o 2º turno ocorreu mais por mérito de Marina Silva do que de José Serra. Este, enfim, perdeu-se no meio de suas artimanhas e mentiras, não conseguindo virar o jogo.

Desde então, Dilma foi recebida bem pela população e pela mídia, inclusive pelos setores contra sua candidatura. Por um lado, boa parte dos que não votaram na Presidente querem o melhor para o país, apenas não acharam a princípio que ela seria a melhor candidata. Por outro, a mídia parece demonstrar mais respeito pela Presidente do que na campanha. Primeiro, talvez, por ser uma mulher, a primeira Presidenta; segundo, por ser uma pessoa mais "estudada", de origem mais "nobre" que a de Lula. As críticas a seu antecessor não cessaram, e o estilo de Dilma, mais sério e altivo, tem sido aclamado, como se agisse em oposição ao governo anterior.

Resta saber por quanto tempo vai durar a lua-de-mel da Presidente com a população e a mídia. É uma grande evolução a mídia tratá-la com mais respeito, um avanço para a nossa democracia, e os brasileiros continuarão satisfeitos enquanto a economia andar bem. Seu primeiro desafio, as enchentes no Rio, foi tratado com seriedade, e sua presença súbita nas áreas devastadas foi bem recebida, evitando o erro que Bush cometeu com o Katrina em New Orleans.

De qualquer forma, o que vai importar no final é a economia. Há previsões boas para a economia brasileira, mas a inflação subiu, o crédito diminuiu e há enormes desafios para a infraestrutura: a Copa de 2014 se aproxima e será um teste de fogo. Além disso, a economia mundial vai mal, com risco de piorar.

Como será então o governo Dilma? Só nos resta acompanhar.

2 comentários:

  1. Infelizmente, a Dilma começa pisando na bola quando o assunto é esporte. Está cometendo os mesmos erros de Lula.

    ResponderExcluir
  2. Você escreve muito bem, porém os comentários sobre a presidente parecem tirados de jornais de ontem e remendados; Desculpe mas seria mais interessante desmembrar algum fato realmente significativo e aí sim comentá-lo.
    Apenas conjecturas...

    ResponderExcluir